Criar um Site Grátis Fantástico
PRÉ-ROTEIRO
PRÉ-ROTEIRO

Pré-Roteiro da Semana TCI

 

Música de abertura (vinheta) e Slogan

Introdução

 

Palestrante 1 – Willian Mac-Cormick

 

Narrador - No terceiro dia da terceira Semana da Comunicação Institucional, o psicanalista Willian Mac-Cormick falou sobre Psicologia e Comunicação. O palestrante destacou a importância da comunicação entre profissionais:

 

W - Quando você começa a entender e investe nessa relação da comunicação entre profissionais, você começa a trabalhar no cerne de várias questões que geram crises e conflitos dentro das organizações.

 

Narrador - Para Willian Mac-Cormick, é impossível definir uma liderança, pois o líder se define a partir do grupo:

 

W - É impossível definir uma liderança. O líder se define a partir do grupo a partir dessas demandas desse grupo e quão ele dá suporte a essas demandas levando esse grupo a avançar.

 

Palestrante 2 – Maristela Lima, Luciane Sato Edite Fagonello

 

Narrador - A segunda palestra do terceiro dia contou com a presença das professoras Maristela Lima, Luciane Sato e Edite Fagonello. O tema da palestra foi comunicação não violenta. Luciane Sato definiu esse conceito nas seguintes palavras:

 

Luciane - A comunicação não violenta é uma forma de você se investigar e se utilizar disso nos espaços onde você estiver, também no trabalho. No meio empresarial é um desafio maior porque o meio empresarial já tem todo um paradigma de competitividade, de uma comunicação mais agressiva. Então a comunicação não violenta nesse sentido é uma ajuda muito grande.

 

Narrador – Maristela Lima também ressaltou que a comunicação não violenta nos mostra que podemos tirar um rótulo para conectar com a pessoa:

 

Maristela - Existem vivências sobre comunicação não violenta que são ministradas por facilitadores ou que passaram pelo centro de comunicação não violenta. Nessas vivências você tem a oportunidade de passar por experiências que vão te levar a observar melhor como você se relaciona com o outro, mas também como você se relaciona com você mesmo e, nesse sentido, você vai começar a identificar aquilo que contribui pro seu bem estar. Então (a) a CNV nos mostra que a gente pode tirar esse rótulo pra conectar com a pessoa. Então, quando eu tiro o rótulo e vejo a pessoa e me vejo como pessoa, aí eu posso realmente estabelecer uma relação de cooperação e parceria.

 

Narrador - Os palestrantes do dia, Maristela Lima e Willian Mac-Cormick, não deixaram de ressaltar o papel do comunicador institucional nas empresas:

 

Maristela - Um comunicador institucional tem essa possibilidade de levar pra dentro da empresa esse caráter mais humano, pra criar então um ambiente de maior parceria, que favoreça a cooperação.

Willian - não existe um perfil da área de comunicação em destaque. Esse perfil vai ser gerado dentro de cada organização com uma cultura diferente e o que é um destaque pra aquela cultura.